PIB de Goiás cresce 7,7% no 1º trimestre de 2025 e supera média nacional
Desempenho foi impulsionado pela força do agronegócio, com destaque para a produção recorde de soja no Estado

PIB de Goiás cresce 7,7% no 1º trimestre de 2025 e supera média nacional
Desempenho foi impulsionado pela força do agronegócio, com destaque para a produção recorde de soja no Estado
A economia goiana começou 2025 com forte ritmo de crescimento. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado avançou 7,7% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho foi puxado principalmente pela agropecuária, que registrou alta de 17,4%, impulsionada pelas estimativas recordes de produção de soja — que deve alcançar seu maior volume da série histórica ainda este ano.
Os dados são do Boletim de Conjuntura Econômica de Goiás, divulgado nesta segunda-feira (17/6) pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo.
A indústria também apresentou resultado positivo, com crescimento de 1,6%, influenciado pelas altas da construção civil (5,3%) e da indústria de transformação (1,4%). Já o setor de serviços registrou uma leve retração de 0,6% no período.
Crescimento consistente
Na comparação com o último trimestre de 2024, com ajuste sazonal, o PIB de Goiás também teve desempenho robusto, crescendo 3,6%. Neste cenário, a agropecuária teve alta expressiva de 47,7%, seguida pelos serviços, que cresceram 1,2%.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os números confirmam o bom momento da economia estadual.
“O resultado do PIB goiano no primeiro trimestre consolida a força do nosso setor produtivo, com destaque para o agronegócio e segmentos industriais estratégicos. Goiás segue avançando com equilíbrio e solidez”, afirmou.
📊 Acesse o boletim completo no site: www.goias.gov.br/imb
COMENTÁRIOS