Goiânia recebe a 23ª edição do Bon Odori: maior festival da cultura japonesa no Brasil
Evento celebra os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão com música, dança, culinária e transmissão ao vivo

Goiânia recebe a 23ª edição do Bon Odori: maior festival da cultura japonesa no Brasil
Evento celebra os 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão com música, dança, culinária e transmissão ao vivo
A tradição japonesa vai tomar conta da capital goiana nesta sexta (22) e sábado (23), com a realização da 23ª edição do Bon Odori, o maior festival da cultura nipônica do Centro-Oeste. O evento acontece no Clube Kaikan e espera reunir cerca de 8 mil pessoas ao longo das duas noites, além de alcançar milhares de espectadores pela internet com sua transmissão ao vivo.
Com o tema “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão!”, a edição de 2025 marca a comemoração dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. O festival é promovido pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás, com correalização da Embaixada do Japão no Brasil e do Bunkyo, e já faz parte dos calendários oficiais do Estado de Goiás e do município de Goiânia.
Música, dança e emoção
O Bon Odori é reconhecido pela mistura de tradições e modernidade. Nesta edição, o público poderá acompanhar apresentações de taikô (tambores japoneses), odori (dança tradicional), matsuri dance (dança contemporânea) e shows musicais, incluindo a cantora Karen Ito e o instrumentista Yuzo Akahori.
Grupos formados por jovens, adultos e até senhoras da comunidade japonesa local se apresentarão, mostrando a força da cultura transmitida entre gerações.
Gastronomia de dar água na boca
Outro grande atrativo é a culinária. Além de pratos já conhecidos, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá e guioza, o festival traz novidades no cardápio: Kare Pan (pão crocante recheado), oniguiri de salmão e shimeji, dorayaki, jelly coffee e ichigo (doces japoneses).
Homenagem e tradição
A celebração também é um tributo à história da imigração japonesa no Brasil. “Ao dizermos ‘Arigatou, Brasil’, reconhecemos o acolhimento e as oportunidades dadas pelo povo brasileiro. Já o ‘Obrigado, Japão’ expressa nossa gratidão pelo legado cultural e valores transmitidos”, destacam os organizadores.
O embaixador do Japão no Brasil em 2023, Teiji Hayashi, chegou a declarar que o Bon Odori realizado em Goiânia é “o maior e melhor do mundo”. Neste ano, novas autoridades japonesas já confirmaram presença.
Transmissão ao vivo
O evento contará novamente com transmissão simultânea pelas redes sociais da Embaixada do Japão e da ANBG, sob a direção de Anselmo Troncoso, renomado produtor responsável por grandes shows e lives de artistas como Jorge & Mateus e Gusttavo Lima.
Ingressos
Os últimos ingressos antecipados estão disponíveis pelo site Bilheteria Digital, com valores a partir de R$ 65 (meia-entrada solidária, incluindo uma porção de guioza). Mais informações no Instagram oficial: @anbgkaikan.
COMENTÁRIOS