• Goiânia, 04/07/2025
  • A +
  • A -

Caiado defende tolerância zero ao tráfico de drogas durante Fórum de Lisboa

Governador de Goiás critica descriminalização e destaca ações do Estado no combate às facções criminosas e na proteção de jovens


Caiado defende tolerância zero ao tráfico de drogas durante Fórum de Lisboa

Caiado defende tolerância zero ao tráfico de drogas durante Fórum de Lisboa

Governador de Goiás critica descriminalização e destaca ações do Estado no combate às facções criminosas e na proteção de jovens

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendeu nesta quarta-feira (2/7) uma política de tolerância zero contra o tráfico de drogas e o avanço das facções criminosas no Brasil. A declaração foi feita durante participação no XIII Fórum de Lisboa, em Portugal, no painel “Política de Drogas: Entre Segurança e Saúde Pública”.

Médico e gestor público, Caiado alertou para a complacência com o tema e seus impactos na sociedade. “Sou 100% contra a descriminalização das drogas. Não podemos permitir que o tráfico continue dominando territórios e formando novas gerações dentro de uma lógica criminosa”, afirmou.

Expansão das facções

O governador chamou atenção para a atuação crescente de facções criminosas em estados como o Rio de Janeiro e regiões da Amazônia, além da presença desses grupos em outros países da América Latina e da Europa. “Quando o crime toma conta de uma comunidade, o Estado Democrático de Direito deixa de existir. É substituído por uma espécie de estado paralelo”, disse.

Modelo goiano de enfrentamento

Caiado destacou o modelo adotado em Goiás, que une ações de segurança pública a políticas de educação e inclusão social, com foco na juventude. “É a desesperança que leva os jovens ao mundo das drogas”, pontuou.

Segundo o governador, os investimentos do Estado resultaram em queda de 83% no número de jovens internados em centros socioeducativos nos últimos seis anos – de 1.073 para 178. “Esses jovens estavam sob influência direta do narcotráfico. Mas, quando o Estado assume seu papel, o ciclo da violência é quebrado”, ressaltou.

Apoio nacional

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, também participou do painel e endossou a visão do governador. “Existem regiões inteiras dominadas por traficantes, que muitas vezes começaram como usuários e foram cooptados desde cedo para esse ecossistema criminoso”, destacou.

Sobre o Fórum

O Fórum de Lisboa é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em parceria com o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Universidade de Lisboa (ICJP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). O evento reúne autoridades e especialistas para debater temas ligados ao direito, segurança, saúde pública e políticas públicas em diferentes países.














A edição deste ano acontece entre os dias 2 e 4 de julho, na Cidade Universitária, em Lisboa. Além de Ronaldo Caiado, participaram do painel o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti Cruz; o presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello; a professora do IDP, Monique de Siqueira Carvalho; e o diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências de Portugal, João Goulão.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.